A Carcosa é uma editora inteiramente dedicada ao fantástico, com foco na ficção estranha, sobrenatural e de horror. Nosso nome, como muitos já devem ter lido, tem origem no conto Um Habitante de Carcosa, de Ambrose Bierce. A ideia de Carcosa foi manipulada por Robert W. Chambers em sua obra-prima O Rei de Amarelo, na qual o autor deu roupagens mais nítidas, com seus sóis gêmeos, luas orbitantes e farrapos amarelos, à cidade mítica. A relação da cidade com Hastur, o rei de amarelo, análoga à R'lyeh onde Cthulhu espera sonhando, foi vastamente explorada por outros autores ao longo do século XX, como nos contos The Return of Hastur, de August Derleth, um dos principais autores a integrar o ciclo de Hastur aos mythos de Cthulhu, The River of Night's Dreaming, de Karl Edward Wagner, na série de livros Lord of the Isles, de David Drake, e mais recentemente na série de TV da HBO, True Detective, que resgatou toda uma mitologia em torno de Carcosa e do rei de amarelo em um thriller audiovisual. A pluralidade e a universalidade do conceito de Carcosa, que tange as mais diversas raias da ficção sobrenatural, é o que resume a essência da nossa editora. Nosso trabalho de curadoria editorial se compromete em buscar obras esquecidas de autores pouco conhecidos, bem como obras de autores já consagrados nessas sendas, em traduções inéditas e acompanhadas de posfácios críticos, de modo a oferecer o melhor da ficção sobrenatural e de horror aos leitores brasileiros.

SOBRE

EDITORES

Rodrigo Kmiecik

Rodrigo Kmiecik é acadêmico de História e medievalista. Também formado em Produção Editorial pela Universidade do Livro, da UNESP, e pesquisador autônomo de literatura fantástica. Como escritor, publicou contos na revista da editora Diário Macabro e nas antologias Terror na Amazônia (Pará.grafo) e O Mundo que o Tempo Esqueceu (Cartola)

Mimi Zanetti

Michele (Mimi) Zanetti, é tradutora, escreve sobre terror e suspense no site Caixa de Pesadelos, onde também publica contos traduzidos de autores como H.P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Ambrose Bierce. Também pesquisa o universo lovecraftiano e weird fiction, subgênero literário da ficção especulativa.